Blogia
La Bitácora del Dr. Ucha

III Congresso Galego-Português de Psicologia da Atividade Física e do Desporto

O Instituto Superior da Maia com o apoio da Universidade de Vigo, Sociedade Portuguesa de Psicologia do Desporto e Sociedade Ibero americana de Psicologia de Desporto tem o prazer de anunciar a realização do “ III Congresso Galego-Português de Psicologia da Atividade Física e do Desporto” e “XIV Jornadas da Sociedade Portuguesa de Psicologia do Desporto: “Psicologia e Desporto – Uma abordagem multidimensional”.

Datas:

22 e 23 de Novembro de 2013

Local:

Instituto Superior da Maia, Portugal

Datas Importantes:

13 de setembro de 2013 - Datas limite de submissão de resumos

27 de Setembro de 2013 – Confirmações da aceitação do resumo

22 de Novembro de 2013 – Datas limite de submissão do artigo completo

A Psicologia do Desporto é incontornável nos meios académicos e profissionais relacionados com o Desporto. A existência de uma comunidade científica mundial que dispõe de diversos meios de comunicação (revistas, associações socioprofissionais, etc.), bem como a presença de técnicos no apoio a atletas de todos os níveis de competição, no sector do Fitness e Wellness e no Coaching em domínio desportivo ou empresarial, tornam esta área essencial para quem quer estar atualizado e ser bem sucedido.

Este evento surge no contexto de uma proximidade geográfica e de cooperação entre diversas sociedades científicas e instituições de ensino superior portuguesas e galegas e pretende contribuir para o conhecimento e para a reflexão em torno da Psicologia do Desporto enquanto área de estudo e de intervenção profissional de características multidimensionais.

O “III Congresso Galego-Português de Psicologia da Atividade Física e do Desporto” e “XIV Jornadas da Sociedade Portuguesa de Psicologia do Desporto” têm como objectivos estratégicos: 

– Promover a partilha de conhecimentos na comunidade académica da Psicologia, Educação Física, Desporto e Gestão;

– Dotar os profissionais desta área do “state of the art” do conhecimento científico e de um conjunto de instrumentos de trabalho adaptáveis à realidade em que desempenham a sua atividade, promovendo o debate e a troca de experiências;

- Possibilitar a participação e a aprendizagem dos estudantes que se iniciam na área, não só pelos conhecimento e interacção com os participates mais experientes, mas sobretudo pela possibilidade de apresentarem os seus próprios trabalhos;

– Permitir a divulgação científica dos melhores “papers” e comunicações do Congresso através dos meios académicos normalmente utilizados (Revistas Científicas, Livros de Resumo).

Sugerem-se quatro grandes temas para orientar a reflexão e a discussão em torno da Psicologia da Atividade Física e do Desporto:

1. Psicologia do Desporto na Escola;

2. Psicologia e Desporto de Rendimento;

3. Psicologia e Gestão do Desporto;

4. Psicologia da Atividade Física, Saúde e Desporto.

Oportunidades de publicação: Os autores dos artigos científicos selecionados serão convidados a publicar num número especial da Revista “Avances en la Psicología del Deporte Iberoamericana” (em processo de indexação).

Outros artigos poderão ser incluídos como capítulos de um livro sobre Psicologia da Atividade Física e Desporto a ser publicado internacionalmente. Todos os artigos serão incluídos nas atas do congresso, e publicados em versão online e digital com ISBN.

PRÉMIO DE INVESTIGAÇÃO ANTÓNIO DE PAULA BRITO: os jovens investigadores, com menos de 35 anos, podem candidatar-se à terceira edição do prémio para a melhor investigação apresentada.

Consultar as regras do PRÉMIO DE INVESTIGAÇÃO ANTÓNIO DE PAULA BRITO

http://cpd.ismai.pt/PIANPB.pdf

22.Novembro.2013

8h00: Abertura do secretariado
9h30: Sessão inaugural
10h00: Conferência I - Joaquin Dosil (Universidad de Vigo)
10h45: Coffe Break
11h00: Comunicações livres I
12h30: Almoço livre
14h30: Conferência II - Carlos Silva (Escola Superior de Rio Maior)
15h30: Comunicações livres II
17h00: Coffe Break
17h15: Mesa redonda

Presença dos treinadores

18h00: Fim dos trabalhos do 1º dia
18h00: Assembleia Geral da SPPD

23.Novembro.2013

9h30 Comunicações livres II
11h00: Coffe Break
11h15: Conferência III - Duarte Araújo (Faculdade de Motricidade Humana)
12h00: Almoço livre
14h00: Conferência IV - Constantino Arce (Universidade Santiago de Compostela)
14h45: Comunicações livres IV
16h15: Mesa redonda

Presença dos atletas

17h15: Conferência IV – Pedro Teixeira (Faculdade de Motricidade Humana)
18h00: Entrega do Prémio de Investigação António Paula Brito e Sessão de encerramento
18h30: Fim dos trabalhos.

0 comentarios