Blogia
La Bitácora del Dr. Ucha

Nível de satisfação em pessoas adultas acima de 4o anos quanto ao objetivo com a atividade física orientada na academia star fitness-ro (2)

Nível de satisfação em pessoas adultas acima de 4o anos quanto ao objetivo com a atividade física orientada na academia star fitness-ro (2)

Nível de satisfação em pessoas adultas acima de 4o anos quanto ao objetivo com a atividade física orientada na academia star fitness-ro (2)

Ednes Pereira dos Santos Souza

Artigo para ser apresentado como requisito obrigatório da disciplina Psicologia da Atividade Física do Curso de Especialização em Ciência do Movimento Humano/2008.

Ms. Ramón Núñez Cárdenas

AMOSTRA

Figura 1. Demonstrativo sobre os objetivos mais indicados pelos pesquisados.

A amostra foi do tipo não-probalilística e os critérios adotados foram: 1) ter 45 anos ou mais; 2) ambos os sexos; 3) ser praticante de atividade física há mais de dois meses; 4) ter disponibilidade para participar; 5) querer participar da pesquisa. Dessa forma, a amostra foi composta por 15 indivíduos (07 do sexo masculino e 08 do sexo feminino), com idade de 40 a 57 anos e sua média de idade foi de 50 anos.

TÉCNICA DE COLETA DE DADOS

Para a coleta de dados utilizou-se um formulário de objetivos na atividade física dispostos de 1 a 10, nos quais os itens 4, 5, 7, 8 e item 9, não foram indicados pelos pesquisados como objetivos relevantes na atividade física.

Os formulários foram respondidos pelos próprios sujeitos nas dependências físicas em que praticam a atividade física orientada.

APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DOS DADOS

Os dados foram analisados inicialmente por meio do formulário aplicado, que mostra os objetivos na atividade física dispostos de 1 a 10, e que se relacione o nível de satisfação dispostos de 1 a 4. A continuação o modelo do formulário aplicado:

 

 

NÍVEL DE SATISFAÇÃO (%)

OBJETIVO NA ATIVIDADE

1

2

3

4

1. SAÚDE GERAL.

 

 

 

 

2. ESTÉTICA.

 

 

 

 

3. ANTI-STRESS.

 

 

 

 

4. SENTIR-SE JOVEM.

 

 

 

 

5. SENTIR-SE MAIS FELIZ.

 

 

 

 

6. SENTIR-SE MAIS DISPOSTO.

 

 

 

 

7. SENTIR-SE MAIS CONCENTRADO.

 

 

 

 

8. SENTIR-SE MAIS CONFIANTE.

 

 

 

 

9. FAZER AMIZADES.

 

 

 

 

10. RECOMENDAÇÃO MÉDICA-(PATOLOGIA).

 

 

 

 

1.NÃO ESTAR SATISFEITO 2.ESTAR POUCO SATISFEITO 3.ESTAR SATISFEITO 4.ESTAR MUITO SATISFEITO

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Os resultados obtidos sobre a pesquisa aplicada foram que as pessoas praticantes da atividade física orientada na academia Star Fitness, em relação aos seus objetivos no início do programa e após 2 meses de atividade diária em geral obteve seus resultados quanto ao objetivo em relação ao nível de satisfação.

Apresento a seguir os gráficos com os resultados dos dados relativos ao formulário de avaliação do nível de satisfação quanto ao objetivo na atividade física orientada.

A figura 1 indica que 44% das pessoas pesquisadas indicaram a Saúde Geral como objetivo relevante para a prática na atividade física, 25% dos pesquisados indicaram a Estética como objetivo para a prática na atividade física, 22% buscaram a prática da atividade física como Recomendação Médica, 6% dos pesquisados indicaram como objetivo para a prática da atividade física o fato de sentir-se mais disposto e 3% dos pesquisados indicaram o objetivo Anti-Stress como objetivo para a prática da atividade física. A pesquisa evidenciou que a saúde geral é tratada como relevante para a prática da atividade física orientada

0 comentarios